E não é que ele venceu outra vez
- Ricardo Moura
- 29 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Tem gente que possui uma ligação tão grande com o poder e com seu cargo que às vezes existe confusão, não da para diferenciar a pessoa de seu posto ou da entidade que ela comanda. A FIFA, por exemplo, até uns anos atrás, João Havelange era maior que a entidade, haja visto que ele assumiu o posto de presidente quando o futebol não tinha todo o tamanho de hoje, e o crescimento do esporte fez com que ele tivesse um papel gigante. Agora, muda-se o nome, mas não o local. Joseph Blatter venceu mais uma eleição, em meio a uma crise das mais severas, e com isso ficará mais 5 anos da comandante do futebol no Mundo. Uma surpresa, não das maiores, mas das mais tristes.
Blatter não é um menino. Suíço, nascido em 1936, na cidade de Visp, se formou em Administração e Economia. Em 1964 assumiu a Secretaria-Geral da Federação de Hóquei sobre o Gelo do seu país, seu primeiro cargo relacionado ao esporte. Com certo sucesso, largou o gelo e migrou para o jornalismo. Também teve participação nos Jogos Olímpicos de 1972 e 1976, como diretor de cronometragem. Ou seja, sempre com altos cargos.
Em 1975 assumiu o posto de diretor dos Programas de Desenvolvimento Técnico da FIFA, quando a entidade era comandando por Havelange. Após um trabalho que ficou muito conhecido, de integração do esporte com educação e da criação e ampliação dos torneis de categorias de base, Blatter assumiu, em 1981 o cargo de Secretário-Geral da FIFA, onde foi homem forte para a realização das Copas do Mundo de 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998.
Ainda em 1998, assumiu o posto de presidente da FIFA e teve como seu grande ato a venda de direitos de imagem e ações de marketing da Copa do Mundo, contratos esses que já eram milionários, e muitos deles duram até hoje, fazendo parte da investigação que prendeu José Maria Marin.
Hoje, dia 29, venceu mais uma batalha e garantiu mais um mandato a frente da FIFA, comandando o futebol por mais 5 anos.
Bom, quer saber o motivo de toda essa história? Para você ver que um homem, após provar o poder uma vez, começa a confundir a realidade com a sua imaginação e acaba achando que é maior do que aquilo que ele controla. Blatter é um problema para o futebol Mundial, problema em escala global. Mas, se o suíço, do alto de sua sede pelo poder é capaz de ter uma vida ligada a manutenção desse status, imagina o que não acontece na Federação de Futebol de seu Estado.
Comments